Nome de Utilizador Senha Memorizar Esqueceu a senha? Criar Conta!
Registe-se!
Junta de Freguesia de Sortelha
 

Meteorologia

 

Morada: Largo do Pelourinho,

              6320-536 Sortelha

Telefone: 271 381 016

Telemóvel: 926 889 133

Telemóvel (alternativo): 965 403 457

Fax: 271 381 016

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
 

Com o Apoio de:

 Câmara Municipal de Sabugal 

Junta de Freguesia de Sortelha
 
Localização PDF Imprimir e-mail
 

Sortelha dista 14 km do Sabugal e fazem parte desta freguesia as povoações anexas de: Azenha, Caldeirinha, Dirão da Rua, Quarta-Feira e Vale da Escaleira. Situa-se num esporão granítico dominante, entre o cabeço de São Cornélio e a Serra da Opa, a uma altitude máxima de 786 m.

A sua privilegiada localização resulta de uma escolha estratégica no intuito de dominar todo o espaço envolvente e, deste modo, vigiar e prevenir as invasões inimigas.

Concelho do Sabugal - Sortelha

O topónimo da povoação está envolto nalguma controvérsia., uma vez que competentes filólogos divergem quanto à sua denominação. Mas, o que parece não originar dúvida é que o topónimo Sortelha está relacionado com a palavra anel, tendo as muralhas a forma de um anel.

Esta aldeia histórica é uma das mais antigas povoações do país. Desenvolveu-se a partir de uma ocupação que teve início no século XII-XIII, possivelmente a partir de 1181, época em que D. Sancho I promove o repovoamento. D. Sancho II concede-lhe o foral em 1228 e promove a edificação do castelo. Foi sede de concelho até 1855, em cujo ano passou a fazer parte do concelho do Sabugal.

Por esta freguesia passaram muitas figuras históricas que influenciaram a história e a vida dos habitantes de Sortelha, entre as quais podemos destacar, D. Sancho I, D. Sancho II, D. Dinis, D. Manuel, D. Luís da Silveira (Guarda mor de D. João III) – 1º Conde de Sortelha, D. Diogo da Silveira - 2º Conde de Sortelha, e D. Luís da Silveira (Guarda mor de Filipe I de Portugal e II de Espanha) - 3º e último Conde de Sortelha.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >