Nome de Utilizador Senha Memorizar Esqueceu a senha? Criar Conta!
Registe-se!
Junta de Freguesia de Sortelha
 

Meteorologia

 

Morada: Largo do Pelourinho,

              6320-536 Sortelha

Telefone: 271 381 016

Telemóvel: 926 889 133

Telemóvel (alternativo): 965 403 457

Fax: 271 381 016

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
 

Com o Apoio de:

 Câmara Municipal de Sabugal 

Junta de Freguesia de Sortelha
 
Retrato da Freguesia PDF Imprimir e-mail
 

SortelhaSituada no alto de um monte elevado, a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam. Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de "lagartixos" dado aos seus habitantes. É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII. Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.

Sortelha foi povoada por D. Sancho II, com população da região envolvente. A escolha do local deveu-se a uma mera questão defensiva, de modo a garantir as condições mínimas de segurança. Foi sede do concelho até à sua extinção em 1855 e actualmente é uma das mais bem conservadas e bonitas Aldeias Históricas da Beira Interior.

A freguesia de Sortelha estende-se por uma área total de 43,3 km2, localizando-se a cerca de 14 km da sede concelhia e inclui as povoações anexas da Azenha, Caldeirinhas, Dirão da Rua, Quarta-Feira, Vale da Escaleira e Quintas da Ribeira da Nave. Em termos de evolução demográfica, no Censo de 1981, a população residente era composta por 833 indivíduos, baixando substancialmente, no Censo de 1991, para os 701 habitantes. Em 1999, segundo informações recolhidas junto da autarquia, o universo populacional rondava os 800 moradores.

As principais actividades económicas que caracterizam esta freguesia são a agricultura, a pastorícia, a indústria hoteleira, a indústria de tapeçaria, a construção civil, as termas, o comércio e os serviços (destacando-se a restauração). Destas actividades, a pastorícia remonta a tempos imemoriais, fazendo parte do imaginário desta terra. É comum ainda hoje ver, pelas encostas e vales em torno de Sortelha, cabradas e rebanhos de ovelhas conduzidos placidamente por pastores. Esta actividade providenciou durante séculos alguns produtos básicos da gastronomia local, sobretudo a caldeirada de cabrito e o famoso queijo. Outros sabores podem ser apreciados como são os enchidos, a pita amarela, o pão-de-ló e os ovos esquecidos. Ao nível do artesanato realça-se o bracejo, os tapetes de Arraiolos, os panos de linho, as mantas de farrapo, as flautas e as esculturas em pedra.

A oferta comercial existente é suficiente para as necessidades básicas da população, tanto ao nível do comércio alimentar, como do não alimentar a retalho, existindo vários estabelecimentos de restauração (restaurantes e bares).

Existem também alguns espaços destinados ao acolhimento de turistas, ao nível do turismo de habitação e em espaço rural. Em 1991, o INE calculou a taxa de actividade da freguesia em 27,4% e a taxa de desemprego em 2,1 %. Actualmente, de acordo com a autarquia, o espectro do desemprego ainda se encontra patente, afectando a população em geral.

"É essencial para melhorar as condições de vida das pessoas dotar totalmente a freguesia de redes de abastecimento de água ao domicílio e de saneamento básico, bem como melhorar a rede viária interna. "

No âmbito das infra-estruturas básicas, a rede pública de distribuição domiciliária de água cobre 70% da freguesia, abrangendo cerca de 250 alojamentos, registando-se irregularidades no mês de Agosto. A médio prazo está previsto a construção dos restantes 30%. A rede de saneamento básico abrange 15% da freguesia, encontrando-se em fase de estudo a implantação da restante rede. A recolha de lixo abarca todos os lugares, realizando-se cinco ou mais dias por semana no Verão e dois dias por semana no Inverno. E conjunto de acessibilidades que servem a freguesia inclui uma estrada nacional secundária, carreiras de transportes públicos e uma praça de táxis.

A rede escolar é constituída por estabelecimentos do ensino pré-primário e do ensino básico do 1. ° ciclo, tendo os alunos dos restantes escalões escolares que frequentar as escolas da sede do concelho. Ao nível da saúde, a freguesia dispõe das instalações de um centro de saúde, o qual não funciona por falta de médicos, embora já tenham havido "muitos pedidos nesse sentido". No que respeita à acção social existe um jardim-de-infância, estando prevista "a construção de um centro de dia, a concluir neste mandato", como afirmaram os autarcas.Sortelha

Na esfera desportiva, a freguesia está dotada de campo de jogos grande e a Junta destacou, na vida associativa local, o trabalho do Centro Cultural e Desportivo Quarta-Feira, do Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha e da Associação Liga dos Amigos de Sortelha. No que se refere à cultura merecem menção as actividades do grupo de teatro "Quarta-Feira" e do grupo folclórico "Associação Etnográfica de Sortelha". O executivo local tem ainda em mente criar um museu de artigos antigos da freguesia de Sortelha.

Esta freguesia é muito rica do ponto de vista turístico, quer ao nível do património monumental, quer em termos de natureza, gastronomia e artesanato. Do seu património cultural e edificado destaca-se a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, as capelas de S. Sebastião, de S. Tiago, de Santa Catarina, de S. Cornélio e da Senhora do Desterro, assim como as muralhas, o Castelo, o Pelourinho e as sepulturas escavadas na rocha. Outros locais de grande interesse são a Cabeça da Velha, a serra da Pena, a pedra furada e as minas de Vale da Arca, Carrasca e Bica.

No plano das festividades sobressaem a Festa de Santo Antão (na Segunda-Feira de Pascoela) e de Santo António (no segundo fim-de-semana de Agosto). As festividades em honra de Santo Antão possuem uma elevada carga simbólica, pois este santo é o patrono dos animais. A ele é pedida bênção para as colheitas e para os animais de criação, o que demonstra a crença e a arreigada religiosidade destas gentes.

 
Artigo seguinte >